quarta-feira, 11 de junho de 2008

planejando

o tempo necessário pra viajar varia da sua disponibilidade. o ideal são pelo menos 20 dias, sendo 30 bem melhor e 60 perfeitos. parece difícil conseguir tanto tempo sem trabalhar, mas mais difícil ainda é conseguir fazer isto de novo. então provavelmente vale a pena dar um jeitinho aqui, outro ali, pedir pra alguém te substituir etc etc etc e aproveitar ao máximo. acredite: por mais que 2 meses sejam dedicados a isto, quando a viagem estiver acabando, vai parecer pouco tempo. sempre há mais a ser visto, vivenciado, sentido. mais um museu, mais uma cidade, mais um bar. e dói ter que ir embora sem saber quando é afinal que você vai conseguir fugir outra vez.

passamos por 7 cidades em 5 países em 39 dias. queria ter feito muito mais, conhecido Berlim, Praga, a Grécia. queria não ter voltado. mas... ficar lá fazendo o que? pense nisso quando a vontade de ficar lá pra sempre bater. e ela vai bater muitas e muitas vezes. a possibilidade de trocar a violência e o descaso brasileiros por uma qualidade de vida baseada no respeito ao cidadão é tentadora. mas ela passa, dando lugar à sensação de que o Brasil é muito mais legal desde que continuemos vivendo dentro da bolha e sonhando ir pra lá outra vez – afinal, ainda faltaram Praga e Berlim.

optamos por ficar mais tempo nos lugares pra conhecermos as cidades em profundidade. Nas condições que tínhamos, sem tanta grana pra gastar e, principalmente, querendo ENTENDER qual é afinal a de cada cultura, acredito que fizemos o certo. penso que temos a vida inteira pra conhecer pontos turísticos muito óbvios, “que não vão sair de lá”, mas só agora pra curtir a juventude no local. claro, fomos a vários pontos turísticos e isso foi incrível, mas bom mesmo é poder aproveitar a cidade sem a obrigação de ir a 27 museus por dia. aliás, pelo amor de Deus: NADA DE IR A MAIS DE UM MUSEU POR DIA! NEM PENSAR! é cansativo e, principalmente, você deixa de desfrutar os locais. calma! a Europa não vai sair do lugar. escolha aquilo de que você não abre mão de jeito nenhum e deixe o amanhã pra mais tarde, como diriam os já saudosos Los Hermanos.

o ideal é pelo menos 4 dias em cada cidade. menos do que isso, você ainda não vai ter entendido como se locomover na cidade, vai estar cansado da viagem (cansa!), não vai ter tempo de conhecer ninguém e vai ficar fazendo programas turísticos demais. mais do que isso... depende da cidade. quanto tempo é necessário pra conhecer Paris e Londres? uma vida, né?! aí vale julgar quanto tempo você tem no total e se vale a pena ficar mais ou menos tempo em cada lugar.

Nenhum comentário: