terça-feira, 17 de novembro de 2009

La Napolitana


Nápoles. que viagem esta cidade. IMUNDA. caótica como poucas. ficamos 9 horas no trem de Palermo até aqui e concluímos que é desgastante demais esse trem Intercity. ok, ele serve pra distâncias curtas, mas a bota italiana anda grande demais.

chegamos de viagem quebrados e ainda tomamos um susto enorme ao nos deparamos com o CAOS que é Nápoles. buzinas pra todos os lados, milhares de africanos correndo de um lado pro outro com sacolas enormes de contrabando. é o paraíso dos pickpockets. mas sou carioca, porra. não tem a menor chance de sermos roubados na Europa, né?

fomos tão avisados de que deveríamos tomar cuidado com a cidade que já chegamos meio paranóicos. conseguimos achar o albergue, Hostel Pensione Mancini, que pra variar era perto da estação. olhamos pro prédio. estranhíssimo. subimos. meio sujinho. 20 euros por pessoa, um quarto só pra gente. vamos ficar. nada poderia ser pior do que descer com aquelas malas todas no caos que estava lá embaixo. e pegar um quarto privado é um luxozinho que vale à pena.

deixamos as malas e fomos correndo conhecer a L´antica Pizzeria da Michele. é tida como a melhor pizza do mundo.


é a melhor pizza do mundo.


não dá pra explicar. a massa é fininha e elástica no meio e grossa e crocante nas pontas. o molho é incrível. só dois sabores: margherita e marinara. o básico, sem frescura, pra mostrar que é bom. fica pronta em 5 minutos. custa 4 euros. uma experiência gastronômica inesquecível. mesmo.

terminamos a noite flanando pelas ruas e tentando nos entender com a internet na Itália. merece um livro.

no dia seguinte acordamos cedinho e fomos a Pompéia ver as escavações. eu já queria fazer isso desde a primeira vez que vim à Itália. vale a visita, mesmo se tiver que fazer bate-e-volta de Roma. você sai da estação central e vira à esquerda na praça; anda uns 10 minutos e chega à estação CIRCUMVESUVIANA, que é um trem que passa por todas as cidades à beira do Vesúvio. custa menos de 5 euros o trem ida-e-volta e demora uns 50 minutos pra chegar à estação Pompei – Scavi, onde ficam as escavações. na entrada do sítio arquelógico você paga 11€, mas vale a visita.



passamos 3 horas nos perdendo pelas ruelas intactas da cidade que foi totalmente queimada pela erupção do vulcão. é incrível você ver toda a estrutura daquela cidade gigante – e principalmente os corpos – ali queimados. vale a visita e o silêncio. e o gelatto depois, pra compensar a emoção, naturalmente.

Nenhum comentário: