quinta-feira, 19 de novembro de 2009

me apaixonei pela Toscana



dia especial.

dizem que as grandes percepções da sua vida só vem quando você está pronto para elas. hoje vivi um momento desses.

vim pra Toscana há 2 anos e meio atrás e passei dois dias de calor pré-verão aqui. curti, mas me limitei a ficar na bela Florença e cumprir a missão que estabeleci comigo mesma nas aulas de estética da Rosângela, a.k.a "a melhor do mundo".

pois eu era jovenzinha, coitada, e não sabia nada da vida.

hoje realizei um daqueles sonhos bobos de adolescência: chegar na estação e pegar o próximo destino que tiver. naturalmente dentro de uns 6 que eu tinha pré-traçado, que eu não sou boba. quis o destino que eu passasse o dia em San Gimignano e Siena, ambas a 1h e pouco daqui.

aliás, fizemos dessa vez a coisa mais inteligente do mundo: montar base em Florença, que é estruturada, é mais ou menos central e, principalmente, tem uma malha ferroviária (e rodoviária) excelente. você daqui vai a todos os lugares da Toscana em cerca de 1h e a passagem custa sempre perto de 5 Euros cada perna. muito bom.

quis a sabedoria também que eu viesse pra cá no outono para vivenciar a paisagem mais bonita de todos os tempos. sabe aquelas fotos do Getty Image que você acha que é photoshop? não é. fui me emocionando pela estrada, colocando pensamentos em ordem e me admirando cada vez mais com a beleza da Toscana.

San Gimignano é uma cidadezinha medieval de contos-de-fadas, com tudo o que deve ter: uma cidade toda murada, pequenininha, cheia de ruelinhas, lojinhas, bequinhos, igrejinha, pracinha. uma coisinha fofolucha. era a cidade das 72 torres, mas a maioria foi destruída e hoje restam 14, acho. muito fofa a cidade e dá pra você conhecer tudo, parar, fazer fotos, sentar e pensar na vida em 2 horas.



saí do muro pra fazer uma foto da cidade e encostou o ônibus "Siena", da empresa SITA, do meu lado. pensei: só pode ser um sinal! corri pra pegar o ônibus e nem me importei em pagar um pouquinho a mais na passagem, que precisa ser comprada antecipadamente nas tabacarias.

Siena pra mim sempre foi o carro da minha tia. não sabia nada sobre a cidade, mas me foi muito bem recomendada há pouco tempo. é a terra do Palio, a emocionante corrida de cavalos medieval italiana. mas hoje era uma cidade toscana como qualquer outra, linda e charmosa. era. até eu chegar.

Siena é o máximo. me apaixonei pela cidade. aliás, concluo cada vez mais que cidades medievais são O charme. desci do ônibus morrendo de fome e comi uma pizza a taglio ali mesmo por 1 Euro. estava incrivelmente boa.


fui andando pelas ruelinhas parando pra fazer fotos, vendo detalhes da cidade, com muita calma. um solzinho gostoso de fim de tarde pra aquecer a alma. até que eu me deparei com a Piazza del Campo, bem no meio da cidade. PUTAQUEOPARIU que lugar bonito.



não dá pra explicar. o lugar é demais. uma praça em semi-círculo cheia de construções lindas, com cafés bacaninhas e pessoas sentadas e deitadas no chão mesmo tomando sol.



peguei um gelatto ali mesmo - Tiramissú e Cioccolato - e me juntei àquelas pessoas tão comuns e tão especiais por fazerem de Siena uma cidade easygoing e autêntica. fiquei ali horas, como esses momentos devem ser.



Toscana. take a second look. feel the beauty.

2 comentários:

Fernanda Neder disse...

Demais! Dá muita vontade de largar tudo e correr pra conhecer... Tudo não, meu amor eu não largo por nada!!!! :) Beijo!

Marcelinha disse...

Lindo, lindo, lindo! Lembro de vários momentos da minha viagem lendo suas aventuras aqui. Que experiências inesquecíveis, hein? Bjo!