sábado, 10 de abril de 2010

sobre a tragédia no Rio de Janeiro

sim, o Rio está enfrentando uma das barras mais pesadas desde que eu lembro. já chegam a 15 mil os desabrigados e um clima de tristeza pairou no ar como uma nuvem densa.

é tempo de fazer alguma coisa. revirem os armários. faça algo, qualquer coisa, pra ajudar. ainda que não possa fazer muito, vá até o supermercado mais perto da sua casa e faça uma boa compra de alimentos, água, material de limpeza e, principalmente, itens de higiêne pessoal: pasta e escovas de dentes, sabonete, shampoo. qualquer coisa. tire o rabo desse sofá e pare de se emocionar com o jornal nacional, porque o fim do mundo tá batendo ali na porta.

os poucos minutos que passei hoje na Cruz Vermelha já me emocionaram ao ver todo mundo ali, de braços descruzados. é hora de fazer a vida valer a pena... e não custa nada: minha compra foi menos de 50 reais. era pouco, era o que eu podia e aguentava carregar naquele momento. mas é hora de cada um fazer sua parte.

veja alguns lugares onde você pode ajudar:

Hemorio - Recebe doações de sangue todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados e fica na Rua Frei Caneca, 08 - Centro. Mais informações pelo Disque Sangue (0800 282-0708).

Cruz Vermelha (Praça Cruz Vermelha, nº 10, Centro) - água, alimentos não perecíveis, cobertores, colchões e produtos de higiene e limpeza (fraldas para bebês e idosos), absorventes, sabonete, papel higiênico, pano de chão, sabão de coco, sabão em pó, água sanitária, rodo, vassoura). ATENÇÃO: EM 10.04.2010, O QUE MAIS SE PRECISAVA ERAM ITENS DE HIGIENE PESSOAL.

Unidades da Guarda Municipal da prefeitura do Rio - colchonetes, alimentos não-perecíveis, água e roupas:

- Centro: no Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura - Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova).

- São Cristóvão: na sede da Guarda (Avenida Pedro II, nº 111).

- Botafogo: na base operacional da GM-Rio (Rua Bambina, 37).

- Barra da Tijuca: na 4ª Inspetoria (Avenida Ayrton Senna, 2001).

- Madureira: na 6ª Inspetoria (Rua Armando Cruz, s/nº).

- Praça Seca: na 7ª Inspetoria (Praça Barão da Taquara, 9).

- Lagoa: 2ª Inspetoria (Rua Professor Abelardo Lobo s/nº - embaixo do Viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças).

- Bangu: na 5ª Inspetoria (Rua Biarritz, s/nº).

- Tijuca: na 8ª Inspetoria (Rua Conde de Bonfim, nº 267).

- Campo Grande: na 13ª Inspetoria (Rua Minas de Prata, 200).

ESPM-RJ - Rua do Rosário 90, no Centro, das 8h às 22h. Colchonetes, roupas de cama e banho, material de higiene, fraldas, alimentos não perecíveis, leite em pó e água mineral.

Grupo Pão de Açúcar - postos de coleta em todas as unidades das redes Pão de Açúcar, ABC CompreBem, Sendas, Extra Hipermercados e Assaí para receber alimentos não perecíveis, roupas e cobertores até o dia 16/04.

Walmart Brasil -postos de coleta nos hipermercados das regiões Sudeste e Centro-Oeste para receber alimentos, água, material de limpeza, agasalhos e cobertores.

Rodoviária Novo Rio - Caixas de coleta para as doações foram instaladas nas principais entradas dos terminais.

Viva Rio - Rua do Russel, 76, Glória (em frente à saída da estação do metrô). O Viva Rio receberá as doações de segunda a sexta-feira, entre 9h e 21h, e, aos sábados, das 9h às 16h.

Centro de Referência Especializado da Assistência Social Maria Lina Rua São Salvador, nº 56, Laranjeiras.

Rio Design Barra- Av. das Américas, 7.777 - Barra (Tel.2430-3024). Doações no Concierge (1º piso).

Rio Design Leblon - Av. Ataulfo de Paiva, 270 - Leblon (Tel. 3206-9110). Doações no Concierge (1º piso).

Botafogo Praia Shopping - Praia de Botafogo, 400, Botafogo (Tel.3171-9872). Doações no SAC (2º piso).

Shopping Nova América - Av. Martin Luther King Jr, 126, Del Castilho (Tel: 3083-1000). Doações no Espaço Cliente (1º piso).

Shopping Downtown- Av. das Américas, 500, Barra (Tel: 2494-7072) - Doações no SAC - bloco 12C (subsolo).

McDonald's - recebe donativos nos 63 restaurantes da rede na cidade do Rio, mas apenas fraldas descartáveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas de cama e de banho, cobertores e travesseiros, além de brinquedos. Não serão aceitas doações de alimentos de qualquer espécie.

Shopping Tijuca- Avenida Maracanã, 987. As doações serão recolhidas no segundo piso do Shopping (L2).


OBS: a Cruz Vermelha também aceita a inscrição de voluntários para trabalho imediato através dos telefones: 2508-9090 ou 8894-6261.

Nenhum comentário: