quarta-feira, 14 de julho de 2010

bombom de nozes



não sei exatamente como isso começou. mas foi culpa da Ana, amiga querida e futura madrinha. uma bela sexta-feira começaram a vender bombons de nozes no trabalho dela.

boca-a-boca é terrível. uma conta pra outra, que conta pra outra. e, quando menos esperávamos, havíamos nos tornado um esquadrão de adictas pelos tais bombonzinhos malditos. tanto que toda a semana foi transformada em véspera de sexta-feira, o tal dia que a moça passa. uma gênia da arte culinária.

eu nem gosto de bombom. sabia? amo chocolate e até me permito degustar um pedacinho de vez em quando. mas não sou muito fã de recheios em geral. gosto da casca. pra mim chocolate bom mesmo é pequeno, de altíssima qualidade, meio amargo. puro. sem firulas. eu gosto é do autêntico. nunca no mundo eu seria mais feliz do que com um pouquinho de calda de chocolate meio amargo na colher. eu sou a o resultado da briga entre o espaço da criação e a busca pela simplicidade da convencão. e doces incrementados não fazem minha cabeça.

sempre, entretanto, abri minha exceção pros tais bombons de nozes. saca, aqueles recheadinhos, caramelizados, camafeus? são minha doce lembrança da infância, feitos pela vizinha de uma grande amiga. enfeitavam todas as mesas de festa e ansiosamente eram aguardados.

e degustados bem devagar, como uma última possibilidade, o último pecado, a última chance. ai, que saudade dos bombons de nozes da minha infância.


imagine minha alegria de volta trazida pela tal Ana toda sexta-feira. com esse inverninho que finalmente chegou, a vontade é morar pra sempre embaixo de um edredom bem quentinho, degustando vagarosamente, um por dia, enquanto a próxima sexta-feira não vem.


::

achei uma receita. faz aí e me traz pra aprovar.

bombom de nozes


  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas
  • manteiga para untar
  • 300 g de chocolate meio amargo para cobertura


misture o leite condensado com a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que solte do fundo da panela (cerca de 15 minutos). junte as nozes, misture rapidamente e despeje em um prato untado. deixe esfriar e enrole os bombons.


prepare a Cobertura de Chocolate conforme as instruções da embalagem. passe os bombons, um por vez, pela Cobertura, pegando-os com um garfo; bata o garfo algumas vezes, na borda da tigela para cair o excesso de chocolate. coloque os bombons sobre papel de alumínio ou impermeável. depois de secos, acerte as beiradas e coloque-os em forminhas de papel ou envolva-os em um papel bem bonito :)

2 comentários:

Ana Pacheco disse...

Entendi! Agora eu vou ter que comprar bombons TODA sexta-feira pra vc, é isso? rsrsrs

Bem, eu, a tal Ana, traficante de bombons de nozes, fico lisonjeada pelo post e, principalmente, por poder trazer de volta o gostinho de infância da minha futura afilhada.

Beijooooo ♥

Brasa disse...

Eu chamo de bombom de criptonita! eca..